CLEUTA PASSION by Cleuta Paixão in a new era (2025)
Ser uma artista multifacetada e ter uma trajetória marcada pelo profundo amor pela arte sempre foi um compromisso inabalável, tanto com a inovação, quanto com a educação.
Podendo destacar a evolução como artista, educadora e defensora da cultura, cujas contribuições abrangem uma variedade de disciplinas artísticas, literárias e culturais, como habilidades de ver e interpretar o mundo ao redor, que vem utilizando desde o início da trajetória profissional.
Múltiplas habilidades, uma vez que o envolvimento com o desenho e pintura, desde a primeira infância, é apenas uma parte da expressão artística.
Ao longo dos anos, seguir inovando técnicas manuais e artísticas que refletem uma característica pessoal bastante peculiar, original e carregada de sentimentos mais profundos, a exemplo de trazer o gosto pela arte em um ambiente escolar, através de oficinas ministradas (no modelo extracurricular), onde saiba orientar novas gerações não só de artistas, mas também de seres humanos melhores, mais conectados com a essência da vida do que com a materialidade.
Um compromisso evidente com a educação é a forma percorrida nas estradas da vida levando experiências a estudantes ávidos em aprender (dentro ou fora de uma sala de aula).
Sempre desempenhando um papel de educadora que não se limita apenas ao ensino de técnicas artísticas, mas também incluindo e promovendo o gosto pela leitura e escrita onde evidencia o destaque não só como autora de contos, crônicas e fábulas, mas também como uma voz ativa na literatura, desde a científica a poética.
Destacar-se em um campo vasto que significa viver as artes visuais no gosto de ver e ouvir…
De compor versos, interpretar e cantar músicas que tenham ritmo, poesia e harmonia…
E de expressar através da construção de imagens artísticas…
É trazer consigo um sentimento de ser sempre uma melodia expressando tanto satisfação quanto a expressão de estar a sorrir desde o âmago.
Igual, somente o sentimento sentido quando cria inovando técnicas artísticas…
É com esse espírito criativo, contido em particulares características, que Cleutta se permite sonhar e se transformar em uma aspirante a pintora desde a época de 1975, transformando também em utópica escritora e poeta desde a época de 1980, promovendo dessa forma, uma sintonia perfeita com a profundidade da sua essência artística.
"Esse gosto aflorado desde menina, bem pequenina…
Desabrochando o aprender enquanto rabiscava a vida, desenhando a própria sina".
Sina que no silêncio do pensamento juvenil dava vida a realizadora de eventos infantis, como festas juninas e peças teatrais que entretinha os irmãos e as crianças da vizinhança… dando vida a pintora… a crocheteira… a cidadã ativista e a escritora.
Dando vida a Poeta sonhadora!"
"Esse genuíno gosto de utilizar imagens das próprias obras de arte para inovar os designers que criar transcende o imaginário".
"Gosto de gostar das aulas ministradas desde os anos 1990, sempre percorrendo estradas para ensinar".
"Gosto similar sentido na literatura ao ler e escrever…
É o mesmo gosto exalado no campo das letras, regados pelo tecer".
"Gosto de tecer gêneros que permeiam a arte literária, tecendo textos críticos com todo seu realismo, se perdendo na poética para se encontrar na redação de textos jornalísticos investigativos, sendo também informativos".
"Gosto fazendo com que desde 1994, na carreira de diagramadora e editora de jornais, se solidificasse como aprendiz tanto no papel quanto na mídia. Fazendo com que essa experiência como aprendiz nas artes gráficas amplie a capacidade de expressar visualmente em uma carreira abrangente".
Não contentando em ser uma escritora e artista amadora, ainda que tenha centenas de obras espalhadas pelo mundo e inúmeros convites para expor no local que considera o ápice da arte - o Museu do Louvre, se destaca também como coautora de livros, e-books, coletâneas e antologias, contribuindo dessa forma com o panorama literário e artístico nacional e Internacional.
Nesse entremeio, além das contribuições artísticas, desde 2003 aprender e ensinar a arte de elaborar projetos culturais, bem como a arte de ser produtora, gestora e agente coordenando fóruns, participando de conferências e atuando ativamente na política cultural, fazendo com que em algum momento seja reconhecida pela dedicação ao ativismo cultural e social, bem como iniciativas que visam melhorar a qualidade da arte e da cultura do nosso país e quiçá do mundo.
Mas, foi preciso coragem para assumir a escritora que desde 2003, já fazia apresentações literárias, criava capas de livros, participando com poemas em livros e jornais, quando em 2010, um vendaval vindo da cidade natal, trazia consigo uma tempestade acompanhada de chuviscos de que meus escritos eram espalhados nas aulas de literatura há mais de três décadas, ou seja, desde os anos 1980, época que meu primeiro caderno de poesia foi roubado.
Mas ainda assim, depois de receber inúmeras homenagens, que somente em 2017 assume ser autora, ainda que em 2009 tenha sido uma das coautoras em uma apostila de desenho e pintura, e autora do blog Parte de Um Todo by Cleutta Paixão, criado em 2013.
"Ser determinada e determinante com todos projetos, pesquisas e discussões é uma de minhas características".
Isso porque a intuição sobre a importância da discussão e do respeito em temas sensíveis como política e religião demonstra um entendimento de que o conhecimento deve ser utilizado como um mecanismo de libertação social e promoção da igualdade. E nesse sentido ser Cleutta é ser atuação entendendo que atuar na política sem interferência religiosa é uma obrigação!
Cleutta atua desde 1988 na POLÍTICA PARTIDÁRIA, sendo afiliada, candidata a deputada estadual (2003 - suplente) e indicada pelo partido a candidata a deputada federal (2013).
Atuando também a partir de 2003 na POLÍTICA CULTURAL E SOCIAL.
Nisso não vê nada de proibido ou anormal.
E sim, vê o conhecimento e a discussão salutar como um mecanismo para livrar a humanidade da submissão, da supremacia e da desigualdade. E por não aceitar ser subornada ou corrompida sabe muito bem o que é sentir a "navalha na carne".
Mas é a partir da intuição sobre a importância da discussão e do respeito em temas sensíveis como política e religião, que mostra um entendimento de que o conhecimento deve ser utilizado como um mecanismo de libertação social e promoção da igualdade.
No sentido amplo para a construção da igualdade sócio cultural, Cleutta Paixão, é a gratidão de ter sido Sócia Fundadora, Secretária de Serviços Internos…
E por ser responsável pelo periódico informativo mensal do Rotary Clube de Nova Xavantina, MT (anos 1994 a 1995), sendo aprendiz em todos os termos.
Cleutta Paixão, é gratidão pela participação para a Constituição da APAE Nova Xavantina, Mato Grosso:
- Desde a busca de pessoas com necessidades especiais as incansáveis reuniões para atingir um resultado efetivo.
E igual gratidão pela participação na reunião de Constituição da Associação de Cururu e Siriri MT;
Cleutta Paixão, é defensora proponente junto ao Governo do Estado de MT, do orçamento para o Projeto CIRQUAIA (hoje destinado ao FESTRILHA)...
(Associação de engodo feita de forma arbitrária para ficar com o orçamento da quadrilha).
Cleutta Paixão, é gratidão em ter Cadastro junto à SEC de Mato Grosso como e ao MinC:
Agente cultural e Elaboradora de Projetos Culturais;
Facilitadora em fundamentos de desenho e pintura a O S/T e, Produtora e Promotora de eventos Culturais;
Empreendedora, Gestora e Curadora Cultural;
Organizadora e Coordenadora do Fórum Estadual de Política Cultural de Mato Grosso. Outro feito fenomenal!
Cleutta Paixão, é gratidão em ser Proponente…
Sócia Fundadora e Presidente…
(da AAVVAMT – Associação de Artistas Visuais do Vale do Araguaia Mato Grosso biênio 2003/2005 e reeleita…
Quadriênio 2005/2009 (Em processo de transformação Acadêmica), cujo resultado sempre esteve satisfeita;
Cleutta Paixão, é gratidão por ser Proponente e Sócia Fundadora e Coordenadora da AvA-MT –( Associação dos Artesãos do Araguaia - Profissionais do Artesanato) (desabilitada);
Cleutta Paixão, é gratidão por ser Sócia Fundadora e Presidente do IHG-NX (Instituto Histórico e Geográfico - NX, 2009), ainda que para prosseguir com as ações institucionais do IHG, neste momento se encontre incapacitada);
Cleutta Paixão, é grata por ser (desde abril de 2018) Acadêmica e Embaixadora de Cultura e Paz Correspondente na Assoc LITERARTE…
Pelo Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires, Argentina (em reconhecimento a sua primorosa arte);
Cleutta Paixão, é grata por ser (desde 2021) Acadêmica Imortal da AMCL - Academia Mundial de Cultura e Literatura;
E (desde 2022) Acadêmica AILB - Academia Internacional de Literatura Brasileira (instituição primorosa de desenvolvimento de arte e cultura);
Cleutta Paixão, é grata por ser (desde 2024) Membro do PEN Clube Internacional de Londres, Região Centro Oeste, Mato Grosso, Brasil
(Sendo uma das maiores conquistas profissional e que me faz ser cada vez mais versátil).
E grata por cada universal indicação…
E toda consagrada premiação…
Desde o Troféu Evita Perón a toda homenagem e distinção!
Cleutta Paixão, é CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA…
Sendo que (desde 24 de fevereiro de 2005 durante a IV Conferência de Educação e Cultura…
Compondo uma comitiva de seis pessoas do Estado de MT, entre artistas, gestores e representantes da Secretaria de Cultura…
Solicitaram ao Dirigente da mesa na plenária da V Conferência Nacional de Educação e Cultura que se realizassem a Conferência de Cultura…
Conferência que aconteceu em dezembro do mesmo ano…
Sendo parte da Comissão Estadual da Conferência e implantação do SNC por todo aquele ano…
Sendo responsável pela realização das conferências nos municípios do Vale do Araguaia…
Que, num esforço conjunto do MinC, os Gestores estaduais, os Fóruns constituídos e reconhecidos nacionalmente, aconteceu (em dezembro de 2005) com muita alegria.
Cleutta Paixão, é a memória do Mandato Colegiado eletivo de Conselheira Suplente de Cultura do Estado…
(Mato Grosso). Pelo período de abril de 2007 a abril de 2009, e pelo Mandato Colegiado eletivo de Conselheira Titular de Cultura do Estado, deixando na cultura seu legado…
Pelo período de maio de 2009 a maio de 2011, estendido até 2013, sem ser pretensioso!
E ainda que tentaram macular sua atuação, nenhuma comprovação de um mandato desonroso.
Cleutta Paixão, é a memória de ser proponente do CURSO DE EXTENSÃO DE DESENHO E PINTURA CLÁSSICO EUROPEU – NOVA XAVANTINA/MATO GROSSO.
Um bom começo!
E proponente a criação da ESFA/MT (Escola Superior de Formação Artística de Mato Grosso) de Artes Acadêmicas.
Cleutta é gratidão pelo Curso de Bacharelado em Turismo - UNEMAT…
Nova Xavantina, MT, ainda que não tenha pego o diploma.
Cleutta é gratidão por iniciar Licenciatura (em curso) em Artes visuais e Literatura; Licenciatura em letras; jornalismo e técnica em IA.
O Pensamento da Artista e escritora é afirmação poética da gratidão ao Criador do Universo:
- O prazer de se fazer o que se gosta…
Sendo a satisfação pessoal a resposta
(ainda que o retorno financeiro não seja pleno)...
O não reconhecimento dedicado ao trabalho, não te faz pequeno…
Se o resultado são centenas de obras de artes
E literárias, distribuídas d’além do País
(ramas com raízes leais)...
E em todo mundo…
Externando o melhor que se extrai do profundo…
É a certeza que por mais incerto que seja o futuro…
Ante a estabilidade financeira que procuro…
Os sonhos guardados no âmago d’alma…
Quando buscamos no fundo de nossa memória, a ansiedade acalma.
E a essência de ‘algo’ ou todo…
Que no tempo de dissabores se perdeu a rodo…
Estes desencadeados se realizarão…
Memórias nascidas no profundo do coração e são…
Valores que dinheiro algum pague…
Nem desafeto algum apague!
A gratidão que desempenha um papel essencial na vida e carreira de Cleutta Paixão.
É a mesma gratidão por ser sócia de inúmeras instituições, por servir e liderar mostrando uma proponente incansável de projetos que beneficiam a comunidade .
É também a mesma disposição em trabalhar em prol de causas sociais e culturais que é uma marca distintiva de uma singular personalidade refletindo um desejo genuíno de fazer a diferença no mundo que habita.
Ao olhar para toda essa trajetória fica evidente que Cleutta Paixão é muito mais que artista, é uma visionária, uma educadora e uma defensora dos direitos culturais.
Ainda que as conquistas acadêmicas não sejam o norte para suas atuações, nem a fez membro de várias instituições, incluindo as que criou… são testemunhas de sua paixão e determinação. Cada premiação e reconhecimento é uma validação do trabalho árduo e do impacto que teve no mundo da arte e da literatura
Em suma, uma artista singular que se destaca pela capacidade de entrelaçar arte, educação e ação social e sobretudo pela solidariedade, inspirando muitos a seguir seus sonhos e a lutar pela arte, cultura e pela justiça social.
Ao refletir sobre a vida e obras é evidente que seja realmente uma alma em flor, semeando gratidão e inspiração por onde for…
Mas, neste lugar que encontra e está…
Quem foi e quem é ou será?
Sou Cleutta Paixão
E sou Inêz Christina por opção!
Sou amor e posso ser um poço de desamor.
Mas sou uma alma em flor.
E sou um coração em floração…
Semeando gratidão com exatidão!
Sou extremamente Deus…
Família e amiga de amigos meus.
Sou companheira de companheiros…
E de parceiros
(de trabalho e de vida).
Sou arte, sou cultura e sou gente aguerrida!
By Cleutta Paixão
International Copyright© for Autor Copywriter Cleutta Paixão
Brasil 🇧🇷
27/ março / 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nossos passos sempre nos levarão pela fé no criador a construção efetiva dos sonhos e realização de projetos. Acredite!
Peço a gentileza para que ao utilizar imagem ou texto da minha autoria indicar o respectivo link de direcionamento e nenhum conteúdo poderá ser utilizado para fins comerciais.