domingo, 8 de setembro de 2013

Filosofando: DEUS EXISTÊNCIA SUPREMA



DEUS - EXISTÊNCIA SUPREMA 

Não poderia iniciar nenhuma postagem no Blog se não me reportasse ao início de tudo que existe e existe em Deus. Criador do Universo, imutável à ciência, à filosofia ou a quaisquer estudiosos. "Ser infinito, perfeito, superior, Senhor nosso, Senhor da vida, Senhor dos Mundos existentes no Universo: Denominado Deus, antes desde o início dos tempos no "Oriente" (como o próprio nome sugere) Aláh"! Ser Artífice quer seja limitado ou ilimitado. Ser senso comum a compreensão de todos os estudiosos da existência humana. 

Lembrando o conceito de ser Deus, nosso Bondoso Pai Mor, citarei o texto que reconstruí sobre a definição de "Deus e o Poder da Criação", extraído de Gênesis, primeiro Livro da Bíblia Sagrada (que muito deixa a desejar no contexto macro), segundo Livro de Mateus. Postado anteriormente sem explicação no Blog Cleuta Paixão - Arte e Cultura, essência da Alma - em 17.02.2011. E espero que ao final da leitura, tire suas próprias conclusões sobre Deus – que na minha concepção é existência e a verdade universal.
Antes, porém, para não ser interpretada como ignorante ou algo similar, quero registrar que “li” a Bíblia pela primeira vez aos onze anos de idade, e outras três vezes até os quinze anos, quando fiz iniciação teológica e comecei a estudá-la diária e infinitamente. E nessa mínima compreensão de estudo continuado, mais o entendimento que segundo a teologia, são setenta e três livros que compõem a coleção de textos na escritura bíblica, que a meu ver, em sã lucidez, nada mais são que relatos de humanos, diários de vivências daquela época: o antigo testamento são “estórias” da criação do mundo em contribuição a compreensão doutrinaria de todos, além de histórias de servidão daquele povo, aos deuses diverso. Imaginários e imaginários, e que em nome da sobrevivência, desses deuses e das religiões que professavam suas fés; cometiam e ainda hoje seus seguidores cometem barbáries em nome dessas crendices. E que eu pessoalmente acho absurdo segui-lo (o "velho" testamento, com exceção a poucos relatos e aos salmos, que bem interpretado, pode ser bálsamo a qualquer alma; tampouco dar veracidade a escritas, na maioria machista, onde colocam a mulher como nada, contradizendo ao novo testamento, que traz a narrativa desde a geologia e genealogia, o nascimento e a ressurreição de Cristo, que nasce de uma mulher e essa mulher acima de todos os homens da terra, reina absoluta, junto a Deus e a seu Filho Jesus, no infinito e na terra. E que contradizendo os escritos, eu penso que Maria não foi escolhida e sim veio predestinada a ser a Mãe do filho de Deus. E por isso existiu a aceitação imediata ante ao anuncio do anjo. 

Condizente ou não fato que tudo que que o humano necessitar: 
-  Deus é "o Ser superior, o Criador do Céu, da Terra e tudo que neles contém". 
- O nosso Deus criou a Luz e separou o Dia e a Noite (luz e trevas). 
- Expandiu águas de águas e chamou a expansão Céus. 
-Ajuntou à água criando Mares, e a porção seca criou a Terra. 
- Criou e autorizou a produção de árvores ornamentais, medicinais, frutíferas. 
- Criou dois grandes luminares, que foram chamados de Sol (Dia) e Lua (Noite), com a finalidade de haver expansão entre o Dia e a Noite - e esses luminares tem seduzido a humanidade em todos os tempos. São eles (Sol e Lua) sinais dos tempos determinados para dias e anos. 
- Fez as Estrelas. 
- Criou aves, baleias e às abençoou.
Produziu répteis de almas viventes na Terra (gado, répteis e besta fera). 
E depois de criar a cadeia alimentar, Deus criou, fazendo a sua imagem e semelhança o HOMEM e lhe deu o domínio sobre todas as criações. E criou igualmente, fazendo a sua imagem e semelhança a MULHER. 
E Deus os abençoou dizendo-lhes: - “Frutificai e multiplicai-vos e enchei a Terra, e sujeitai-a, e dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todo o animal que se move sobre a Terra".
- Neste trecho, o autor deixa evidente que Deus coloca o Homem e a Mulher em igualdade de direitos e deveres. Consagrando a Mulher o poder de gerar vidas e conduzi-las até determinado tempo.

E Deus na minha humilde concepção é a "Soberania" perfeita; Pai Celestial e referência dos Pais terrenos! 
Portanto, exemplo a seguir pelos Pais durante o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral dos seus filhos. 

E ainda com singela concepção, desejo a todos os pais, incluindo as mães, que sejam como Deus para seus filhos! Sobretudo, que você pai e mãe:
- Sejam para seus filhos, a luz, o sol, a lua e as estrelas que norteiam suas caminhadas terrenas! 
- Seja, o exemplo de produção das necessidades vitais e valorais! 
- Sejam, a imagem e semelhança do bom pai, da boa mãe – de Deus! Que ao contrário do entendimento de certos trechos bíblicos e a concebida pela fidelidade na confiança absoluta da verdade constituída! Deus é o Universo e masculino em sua definição, pode ser feminino em essência. Assim como a Lua é "um" satélite natural da terra e é denominada feminina. 
-A verdade constituída, penso eu, não pode ser em tempo algum, a verdade criada a partir do autoritarismo, de fraudes, holocaustos (sacrifícios, expiação e servidão macabras), ilusões, imposições, imposturas, infidelidades e heresias e machismos. 
Contudo, sejam como Deus, em toda sua essência no exemplo da criação. Sejam pais verdadeiros em atitudes, conceitos, opiniões e visões. Seja o exemplo, abençoem seus filhos (que são suas criações) ou seus afetos, todos os dias, assim seus netos ou cativos, também lhes pedirão sua benção e em seu leito eterno encontraras serenidade e plenitude. 
Termino essa composição literária contrapondo ao tempo que salientando que em relação às narrativas bíblicas, em todas as versões "ilusionistas" que discorrem a criação do mundo, como fez Gênesis e como denominou cada criação e criaturas, é óbvio que qualquer pensamento humano, assim como o meu, colocado e questionado, torna-se "ínfimo" "variável" e "mutável" diante da existência do Universo, de umas FORÇA DIVINA e do conhecimento adquirido por estudos e pesquisas avançadas. E, mesmo que ainda hoje não existam respostas exatas sobre a lógica do mundo e a filosofia, que é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e da linguagem. E que após anos estudando os estudiosos, sei que eles, mesmo se divergindo, no fundo acreditam nessa existência superior. 

Nesse campo de discussão *Heráclito (cerca de 500 a.C.) escreveu o seguinte - "Tudo flui e nada permanece, tudo dá forma e nada permanece fixo" e - "Você não pode pisar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras, vão fluir"... 

*Parmênides pensa que o ser na dimensão de "tornar-se" implica a causa especifica da inteligência produtora e tudo o que ela postula - "O Ser não comporta nem o nascimento nem a morte". 
*Aristóteles concebe que - "Tudo está em movimento porque é movido por um motor, o motor que move a si mesmo e não é movido por nenhum outro é o primeiro motor, o motor perfeito onde todas as suas potencialidades estão atualizadas". 
*Platão ao se referir aos pensamentos do filosofo *Sócrates sobre a essência da natureza da alma humana, e sobre as coisas do mundo e do ser humano, dizia - "Só sei que nada sei”. 

*Hegel tem o conceito constituída na síntese dialética do "ser e no não ser", acreditando que tudo o que existe é contraditório estando o sujeito a desaparecer. 
Já *Nietzsche (uma dos meus pensadores preferidos)  acredita que o conflito, produz um devir, porém esse devir não caracteriza como síntese, provém mediante a diferenciação e a separação que engendram a disputa. 
E o que Eu acredito firmemente é na existência de um SER SUPERIOR, a quem chamo de Deus, e que tudo isso que existe é obra sua. E por tudo isso, eu acredito no Devir (tudo vem de Deus)... E eu Cleutta Paixão, "só sei que de nada tenho certeza e que nada sou diante de tudo, a não ser mais uma obra divina". E sei que a Fé em uma única existência superior, me mantem viva, mesmo quando pela falta de ar me falta à respiração, e mesmo quando sinto que o coração parou de bater por determinado tempo. 

E acho que sei de tudo que sinto que em "tudo isso tem a mão de Deus" (Roberto Carlos), meu senhor absoluto. E que nenhuma tese será capaz de conceber sua existência e supremacia.  E o Roberto também sabe e isso sim importa, porque ele canta e inspira o AMOR a Deus, Aleluia! Ao contrário de muitos que igualmente contam inspirando a guerra por tudo o que propagam. 

By Cleutta Paixão*

Compartilho a Letra da música Aleluia de Roberto Carlos com o link do YouTube: https://youtube.com/@cleuttapaixao

Quando o sol aquece de manhã
O planeta terra onde eu vivo
Não importa em que lugar estou
Olho a natureza pensativo
O vento assanha as águas do 
Oceano
Surfa pelas ondas da canção 
Quem compõe a música do 
Vento
E quem acendeu o sol então

Aleluia, aleluia
Conclusão dos pensamentos meus
Aleluia, aleluia
Em tudo isso tem a mão de Deus

Quando cai a chuva e molha o 
Chão
Meu planeta fica tão florido
Vem a tarde e as tintas lá do céu
Pintam um horizonte colorido
Folhas, flores, frutos se 
Misturam
Nesse quadro o amor e 
A perfeição
Quem é esse agricultor divino
É o mesmo autor do quadro então

Aleluia, aleluia

Conclusão dos pensamentos meus
Aleluia, aleluia
Em tudo isso tem a mão de Deus

Quando vem a noite eu olho 
O céu
As estrelas brilham no infinito
Vejo a lua clara sobre o mar
E nesse momento eu reflito
Um ser supremo em tudo isso
Existe
Deus, a luz maior, a explicação
Tudo vem das suas mãos
Divinas
O céu, a terra, o mar, a vida então

Aleluia, aleluia

Conclusão dos pensamentos meus
Aleluia, aleluia
Em tudo isso tem a mão de Deus

Aleluia, (aleluia)
Conclusão dos pensamentos meus
Aleluia, aleluia
Em tudo isso tem a mão de Deus

(Aleluia), aleluia
(Aleluia), aleluia
Conclusão dos pensamentos meus
Uuuuhhh!
(Aleluia), aleluia
(Aleluia), aleluia
Uuuuhhh!
Em tudo isso tem a mão de Deus

Aleluia, aleluia
Conclusão dos pensamentos meus
Uuuuhhh!
Aleluia, aleluia
(Aleluia), aleluia
Uuuuhhh!
Em tudo isso tem a mão de Deus


Aleluia, aleluia
Conclusão dos pensamentos meus
Uuuuhhh!
Aleluia, aleluia
Uuuuhhh!
Em tudo isso tem a mão de Deus

(Aleluia), (aleluia) 
Uuuuhhh!
(Aleluia), (aleluia)
Uuuuhhh!
(Aleluia), (aleluia)
Uuuuhhh!
(Aleluia), (aleluia)
Uuuuhhh!

(Composição: Roberto Carlos/Erasmo Carlos)

2 comentários:

  1. Para os seres endeusados:
    "Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda história até hoje!"

    NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciêcncia, §125.

    ResponderExcluir
  2. Existem fisicos, cientistas, estudiosos e pesquisadores totalmente céticos, que contextam a criação do universo segundo Gêneses. Eu particularmente penso ser diferente também, porém, ao contrario deles, que defendem a inexistência de Deus. Eu acredito na existencia de um ser superior que justifica qualquer forma de criação do universo e dos seres viventes, pensantes ou não!
    É uma certeza profunda, que busco justificar pelo ar que respiro... pelo sangue que corre em minhas veias, sobretudo, pelos orgãos vitais como coração e pulmão. O cantrario ninguem vai conseguir me convencer!

    ResponderExcluir

Nossos passos sempre nos levarão pela fé no criador a construção efetiva dos sonhos e realização de projetos. Acredite!
Peço a gentileza para que ao utilizar imagem ou texto da minha autoria indicar o respectivo link de direcionamento e nenhum conteúdo poderá ser utilizado para fins comerciais.