sábado, 28 de setembro de 2013

Arteando: História da Arte - Arte na Idade Moderna - Renascimento ao Absolutismo

Cleutta Paixão:


PONTE QUATRO: ARTE NA IDADE MODERNA 

Chegada a quarta ponte, registra-se, que o estudo dessa ciência chamada "História da arte" teve inicio durante o renascimento, limitando ainda à produção artística da civilização ocidental. E que ao longo do tempo foi se impondo o alargamento sob a perspectiva dos seus próprios valores culturais, de uma visão da história artística de todas as civilizações. Sendo Giorgio Vasari considerado o seu fundador conforme enfatizamos na ponte três. 
E que desfrutando hoje em dia, a arte, de uma amplitude de estudos, penso eu, que ela é ainda deficiente em difusão e preservação (estes por falta de consciência de gestão administrativa e do público que em sua maioria tem ausência de formação cidadã para a compreensão da importância do legado artístico para a história da humanidade e assim contribuir para a preservação da mesma). 

E foi no século XX, segundo fontes de pesquisas, que se assistiu à proliferação dedicada à análise e catalogação de obras de arte e exposições destinadas ao público em geral, de instituições, fundações, museus e galerias, tanto no setor público como no privado. Desenvolvendo dessa forma, a difusão da arte por meio de eventos internacionais como as bienais de Veneza ou de São Paulo, e que vieram a contribuírem bastante para a formação de novos estilos e tendências, como os prêmios e Óscares. 

Contudo, foi possível identificar os responsáveis por estas criações, em cada um do período que precede aos dias contemporâneos, como a Arte na Idade Moderna, que inicia com o Renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa, onde a religião deu lugar à concepção cientifica do homem e do universo no sistema do Humanismo. O qual as novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes e que através da imprensa à cultura se universaliza, e que mesmo assim, inspira sua arte basicamente à arte clássica greco-romana e na observação cientifica da natureza, onde os principais expoentes são: Filippo Brunelleschi, LeonBatista Alberti, (Donato) Bramante, Donatello, Leonardoda Vinci, Dante Alighieri, (Francesco) Petrarca, Rafael (Sanzio), (Albrecht) Dürer, (Giovanni Pierluigi da) Palestrina e (Orlando di) Lassus.

Já a escola literária chamada humanismo surgiu no século XIV, perdurando até o final do século XV. E nesse período destacam-se as prosas doutrinarias, dirigidas à nobreza. Já as poesias, que eram cultivadas por fidalgos, segundo fonte de pesquisa, utilizavam o verso de sete e de cinco silabas, respectivamente a redondilha maior e menor. E entre os autores dessa poesia palaciana, reunida no Cancioneiro Geral de Garcia de Rezende, destacam-se Sá de Miranda, Bernadim Ribeiro, Jorge de Aguiar, João Ruiz de Castelo Branco, Jorge d’Aguiar, Aires Teles, Gil Vicente, entre outros.


A continuação do Humanismo produz o Maneirismo, a disputa entre protestantes e católicos contra reformistas repercutem na arte sacra e segundo fonte de pesquisa, a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais e seus representantes notórios são: (William) Shakespeare, (Miguel de) Servantes, (Luíz Vaz de) Camões, (Andrea) Palladio, (Girolamo Francesco Maria Mazzola) Parmigianino,(Claudio) Monteverdi, ElGreco e Michelangelo.

Seguindo o período Barroco, fortalecendo os Estados nacionais, dá origem ao Absolutismo, que reflete em uma arte suntuosa e grandiloquente, privilegiando os contrates acentuados, o senso de drama e o movimento, onde firmam grandes escolas em vários países, como na Itália, França, Espanha e Alemanha. E os nomes de fundamentais expressões nesse período são: (Luis deGóngora, (Pe. AntonioVieira, (Jean-Baptiste PoquelinMoliére, (JohnDonne, (Gian LorenzoBernini, (Johann SebastianBach, (Jorge FredericoHaendel, (Jean BaptisteLully, (AndreaPozzo, (FrancescoBorromini, (Michelangelo Amerighi daCaravaggio, (Peter PaulRubens, (NicolasPoussin, (ClaudeLorrain, (José deRibera, (Francisco deZurbarán e (Diego Rodriguez da Silva yVelásquez, entre Outros mais que como contribuição eu compartilho. 

Em sua sequência foi o período Rococó, que será apresentado na página seguinte junto com o Romantismo e o Neoclassicismo

Como contribuição eu deixo os vídeos  Un paseo por la historia del Arte ModernoHistória da Arte - RenascimentoArte RenascentistaArtistas RenascentistasFilippo Brunelleschi - Cenni BiograficiStori Dell'Arte - Leon Batista AlbertiStori Dell'Arte - Donato BramanteArte y Vida de Donatello NUEVOStori Dell'Arte - Leoardo da VinciLeoardo da Vinci - A Restauração do SéculoLeonardo da Vinci y la Anatomia HumanaHistoria de Dante AlighieriDante Alighieri - La divina comedia completa (audio libro)Francesco PetrarcaRafael (Pintor italiano del Renascimiento)Rafael - Retrato do Amigo Cortesão - completoHistória da Arte - Vida de Dürer (pintura em tela)Palestrina e os PapasOrlando di Lassus - Susanne un Jour, Resumo sobre o ManeirismoBiografia William ShakespeareWilliam Shakespeare - O MenestrelBiografía de Miguel de ServantesDOCUMENTÁRIO - A Biografía de Luíz Vaz de CamõesAndrea Palladio. wmvParmigianinoClaudio Monteverdi - Magnifcant (Completo)ElGrecoHistória da Arte - Tema: MichelangeloHistória Del Arte - BarrocoLa era del AbsolutismoLuis de Góngora y ArgotePe. Antonio VieiraBiographie de MoliéreThe Life of John Donne"Nenhum homem é uma ilha" - John DonneGian Lorenzo BerniniJohann Sebastian BachBiografia de Jorge Frederico HaendelJean Baptiste Lully - PsycheAndrea PozzoFrancesco BorrominiCARAVAGGIO (Biografía y Obra del pintor italiano)Obras de CaravaggioTÉCNICA DE RUBENSNicolas PoussinClaude LorrainJosé de RiberaFrancisco de Zurbarán e Velásquez, Pintor de los Pintores ao vosso deleite. 

By Cleutta Paixão, pseud. Inêz Christina

(28/09/2013)

Fontes de pesquisas: Google - https://www.google.com.br, YouTube - https://www.youtube.com e Wikipedia - https://pt.wikipedia.org

Biografia William Shakespeare










La era del Absolutismo

Luis de Góngora y Argote

Pe. Antonio Vieira

Biographie de Moliére

















Recomendo assistir no canal https://youtube.com/@cleuttapaixao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossos passos sempre nos levarão pela fé no criador a construção efetiva dos sonhos e realização de projetos. Acredite!
Peço a gentileza para que ao utilizar imagem ou texto da minha autoria indicar o respectivo link de direcionamento e nenhum conteúdo poderá ser utilizado para fins comerciais.