PONTE TERCEIRA: ARTE MEDIEVAL
Conhecer a "História da arte", é além de atravessar pontes do conhecimento de cada época predominante, bem como reconhecer que Giorgio Vasari é
considerado o seu fundador, e compreende que é uma ciência
multidisciplinar e que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo,
classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização
e salientando as características artísticas distintas e as influentes.
Assim sendo, chegamos a terceira ponte: Arte Medieval, que inicia com a artepaleocristã, após a oficialização do cristianismo como religião do Império
Romano, a qual por derivar diretamente da arte romana, trabalha às formas
clássicas para interpretar a nova doutrina religiosa, pulverizando em uma
multiplicidade de escolas regionais, com o aparecimento de formas mais
esquemáticas e simplificadas. Destacando-se na arquitetura das basílicas,
enquanto segundo registros em pesquisas, na escultura os sarcófagos assumiram o
papel destacando, do mesmo modo os mosaicos e as pinturas das catacumbas. Seguindo arte bizantina, incorporou-se às influências orientais e
gregas, tendo ícone e nos mosaicos seus gêneros principais; e arte romântica que exalta e difunde o
cristianismo, começando a construção de grandes catedrais, e à arquitetura
enfatizando o uso de abóbadas e arcos, segue paralelamente, recebendo
influência de povos bárbaros como os germânicos, celtas e godos. Sendo o
primeiro estilo de arte internacional depois da queda do Império Romano; finalizando
com a arte gótica que se desenvolve
florescendo economicamente e culturalmente, alterando à arquitetura a partir da
introdução do arco ogival e do arcobotante, nascendo formas mais leves e mais
dinâmicas, possibilitando a construção de edifícios mais altos e com aberturas
maiores, tipificados nas catedrais góticas. A escultura continua enquadrada
principalmente na obra arquitetônica, embora começa a desenvolver-se de forma
autônoma, com formas mais realistas e elegantes inspiradas pela natureza com o
aparecimento de grandes retábulos escultóricos, surge numa recuperação de
influências clássicas, enquanto a pintura desenvolvida com técnicas inovadoras
como óleo e a tempera que permite criar obras de grande detalhamento. E nesse
período tem-se o registro dos
primeiros autores que foram
grandes referências no Gótico Internacional como: Berlinghiero Berlinghieri (autor de Madona e Menino, datado 1230), Duccio (autor de
Madona de Ruccelai, datado de 1285) e Simone Martini (autora de Anunciação e Cristo Descoberto no Tempo), e Giotto que gera
grande escola, ao introduzir um novo senso de naturalismo e dramatismo na
figura humana, e entre legiões de pintores importantes nesse período
destacam-se Stefan Lochner, Nicolas Froment e Nuno
Gonçalves.
Como contribuição eu deixo os vídeos Arte Medieval, Arte Paleocristã, Arte Bizantina, Arte Romântica e Arte Gótica ao vosso
deleite.
By Cleutta Paixão, pseud. Inêz Christina
(28/09/2013)
Recomendo assistir no canal https://youtube.com/@cleuttapaixao
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