sábado, 17 de maio de 2025

Crônica AMADO BATISTA, CONECTANDO O PASSADO

Crônica AMADO BATISTA, CONECTANDO O PASSADO 


Em 1982, um evento marcante aconteceu em Alto Araguaia, Mato Grosso, minha cidade natal. O já famoso cantor Amado Batista lançou seu filme Sol Vermelho em todo país, e também fez um show especial em nossa no ano seguinte. Naquela ocasião, tive a oportunidade única de conhecê-lo pessoalmente. 


Após o show, meu irmão e eu levamos Amado Batista para nossa casa, onde ele tomou café e conversou amigavelmente conosco. Para minha surpresa, ele pediu à minha mãe para me namorar! Eu ri, não levei a sério, pensando que era apenas uma brincadeira enquanto minha mãe tentava explicar que não daria certo, afinal, ele era uma pessoa famosa, sem parada, e eu era uma jovem comum, embora, também sonhadora em ser cantora. 


No entanto, 27 anos depois, o destino pregou uma peça inesperada. Em 2010, Amado Batista comemorava 30 anos de carreira, foi contratado para um show e escolheu Alto Araguaia para gravar seu DVD comemorativo. Eu também fui contratada como produtora no mesmo evento. 


Nos hospedamos no mesmo hotel, gentilmente ele aceitou tirar foto com minha equipe composta por mais de trinta pessoas. Eu tirava as fotos, quando Amado me perguntou se não ia tirar uma foto com ele, recusei educadamente, para não atrasar a apresentação dele. Além de que não queria revelar minha ligação passada com o cantor. 


Contudo, durante o show, Amado surpreendeu a todos ao revelar que uma de suas músicas foi inspirada em uma moça que ele conheceu em Alto Araguaia, quando esteve lá pela primeira vez. Fiquei chocada, desestruturada ao perceber que ele ainda se lembrava daquele encontro após tanto tempo, e ainda compôs uma belíssima música. 


Após esse episódio emocionante, decidi compartilhar toda história em meu blog by Cleutta Paixão - Parte de Um TODO. A vida tinha reservado uma reviravolta fantástica, conectando meu passado com o presente de forma inesperada. 


E assim, em 2010, a história de Amado Batista se tornou parte da Lenda da pequena cidade mato-grossense, misturando realidade e fantasia em um enredo complexo e surpreendente. A magia da música e do destino se encontraram naquele momento único, deixando uma marca indelével na história de todos nós. 


Em 2013, provoquei algo extraordinário quando Amado foi fazer um show em Nova Xavantina, Mato Grosso. Eu decidi finalmente confrontar minha indelicadeza passada e pedir desculpas a ele. Fui até o hotel onde estava hospedado e me surpreendi com o quão acolhedor e gentil ele foi. Amado aceitou minhas desculpas de coração aberto, concordou em tirar uma foto comigo e até me convidou para acompanhá-lo ao show e ficar com ele no palco, algo impossível naquele momento. 


No entanto, aproveitando a oportunidade de estar em Goiânia, Goiás, decidi ir na pecuária, na noite de quinta-feira, dia 15/05, correndo todos riscos, prestigiar a gravação do DVD comemorativo de seus 50 anos de carreira. O evento foi simplesmente mágico. Ver Amado no palco, rodeado por talentosos cantores como Roberta Miranda e Fagner, foi verdadeiramente uma dádiva. 


Senti uma imensa gratidão por Amado, que conseguiu reunir tantos profissionais talentosos e alegrar os corações de todos os presentes compostos por crianças, homens, adultos e idosos, todos entusiastas cantando junto suas canções. Ele não só encanta a velha Guarda, mas também a juventude, mostrando que sua música é atemporal. 


Desejei a Amado toda felicidade do mundo ao lado de sua família, esposa e amigos, e espero que ele tenha uma vida longa e cada vez mais próspera. Além de ser uma inspiração musical e profissional, desejo também que Amado seja um exemplo de cidadão justo e generoso, sempre disposto a reconhecer aqueles que fazem o bem comum. 


Entendi desde que comecei minha trilha artística, e sinto que Amado e todos artistas também entendem, que o papel de um artista vai além de sua arte. Somos a voz daqueles que não conseguem ou podem falar e devemos usar nossa influência para construir um mundo mais igualitário e solidário. 


Sonho e busco fazer um mundo onde todos possam viver dignamente, com acesso a comida, cultura, educação, direitos sociais, moradia, saúde e trabalho, tanto quanto a gratuidade de eventos como as pecuárias. 


Amado ao trazer alento para tantos corações, partilhando um momento tão especial para um público aberto, seu público, pessoas que impulsionaram no passado e que impulsionam sua carreira no presente, não apenas me inspirou naquela noite, mas me fez refletir sobre o impacto positivo que cada um de nós pode ter no mundo. E assim, entender que devemos compartilhar nossas experiências que transformam vidas, que fazem a diferença, que demonstram generosidade e amor ao próximo.  


by Cleutta Paixão 

International Copyright© for Autor Copywriter Cleutta Paixão 

Brasil 🇧🇷   

17/05/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossos passos sempre nos levarão pela fé no criador a construção efetiva dos sonhos e realização de projetos. Acredite!
Peço a gentileza para que ao utilizar imagem ou texto da minha autoria indicar o respectivo link de direcionamento e nenhum conteúdo poderá ser utilizado para fins comerciais.