Cleutta Paixão |
1° SIMPÓSIO NACIONAL DO MOVIMENTO JUNINO
Foi realizado pela Confebraq, em Brasília, de 12 a 14 de fevereiro de 2014, o 1° Simpósio Nacional do Movimento Junino, onde reuniu-se, desde entidades governamentais e cíveis, grupos quadrilheiros e afins de todas regiões do Brasil, totalizando 26 estados representados, sendo só de Minas Gerais 50 grupos de quadrilhas. Grupos estes, que revesando se aprensentavam em frente aos três poderes como forma de chamar a atenção para o movimento e as questões abordadas.
E, na ocasião foi debatido políticas públicas para o movimento que no país emerge de forma assustadoramente crescente e representam portanto, a economia palpável nos seus estados mesmo estes ausentes de políticas públicas eficientes.
Sem dúvida, foi um evento ímpar com resultados positivos. No entanto, nem tudo são espetáculos num evento dessa magnitude, onde envolve parcerias com o poder público, a exemplo do simpósio que aconteceu por meio de parcerias com o executivo e legislativo municipal. E que, em determinado momento, num acaso do tempo, um vendaval chegando de surpresa, claro, sem ser convidado, atinge a tenda principal do evento, onde, abrigava as principais atividades além de praça de alimentação, espaço de shows, salas de oficinas e stands. A Título de informação, haviam mais de quatrocentas pessoas na tenda do 1º Simpósio Nacional do Movimento Junino, inclusive eu - Cleutta Paixão.
Acho lamentável amigos da imprensa, que alguns de vocês que não foram na abertura do Evento e igualmente não tem acompanhando o movimento. Caso contrario, saberiam ao certo quantificar o grandioso evento. Comprovadamente o maior movimento nacional do seguimento da cultura popular. Do mesmo modo, quantificar os presentes, ou seja, pessoas de mais de 26 estados, extasiadas, participando das oficinas, interagindo uns com os outros, discutindo: produção e diversidade de bens culturais no movimento junino; cultura junina como patrimônio imaterial; gestão e institucionalização do movimento e; economia criativa e movimento junino e assuntos de primeira hora, que visam consolidar as políticas públicas para este setor.
Registramos de todo modo, que apesar do susto e das especulações cabíveis sobre a vistoria e autorização da instalação do local, o que os presentes levaram do Simpósio é algo bem maior que a eventualidade provocada pela fúria da natureza. E graças a Existência Suprema, fica comprovada a máxima que "Deus é brasileiro", acrescida que além de brasileiro, "é quadrilheiro" também, no momento que coloca suas abençoadas mãos, junto com seus anjos de luz segurando a estrutura metálica da tenda. O que proporciona demostrar a solidariedade, companheirismo, amizade, fé e unidade dos participantes fazedores da arte junina e dos brincantes de quadrilha.
Fui no susto atingida, jogada ao chão e até pisoteada quando um anjo me erguendo levou para fora num lugar seguro, onde recebi pronto atendimento e aguardava um ambulância uti para ser encaminhada para o pronto-socorro. E que nesse intervalo recuperando o fôlego e forças, fui para o hotel onde estava minha medicação e aparelho inalador, tudo que precisava para continuar viva além da vontade de Deus. E de banho tomado, comocada roupa seca, tomei antialérgico e inalação fiz o quanto precisei.
Ao meu anjo salvador, cujo rosto na mente gravei eternamente grata serei.
Cleutta Paixão
![]() |
Flor mamulengo - Grupo de Forró the Best |
Artelane Martins e Marcelo Manzatti |
Espaço para refeições, apresentações, stands e salas de oficinas |
Oficina de Gestão e institucionalização do movimento |
Grupo de estudo da oficina de Gestão e institucionalização ao final dos trabalhos |
Marcos Salmo e Cleutta Paixão |
By Cleutta Paixão, pseudo INÊZ Christina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nossos passos sempre nos levarão pela fé no criador a construção efetiva dos sonhos e realização de projetos. Acredite!
Peço a gentileza para que ao utilizar imagem ou texto da minha autoria indicar o respectivo link de direcionamento e nenhum conteúdo poderá ser utilizado para fins comerciais.